PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS

A abdominoplastia remove o excesso de gordura e de pele na região abdominal, restaurando os músculos enfraquecidos. É o procedimento estético mais indicado para os pacientes que, além de terem gordura nessa região, também apresentam grande excesso de pele.

Também é recomendado quando exercícios físicos e alimentação saudável não são o suficiente para contornar a região abdominal. Mas lembre-se: a abdominoplastia não substitui a prática de exercícios físicos e o controle adequado da alimentação.

Esse procedimento também costuma ser bastante procurado por mulheres após a gestação. Em muitos casos, há grande distensão da região abdominal com acúmulo de pele, gordura e flacidez. Em outros, há também a separação dos músculos do abdômen – a chamada diástase dos músculos reto abdominais.

Todas essas alterações podem ser corrigidas com a abdominoplastia.

A queixa mais comum que leva as pessoas a fazerem a cirurgia das pálpebras é a alteração estética, que resulta em uma aparência de cansaço devido ao excesso de pele e à protrusão de bolsas de gordura na região. Essas alterações podem dar a impressão de olhos caídos e envelhecidos.

Além da questão estética, as alterações nas pálpebras também podem afetar a funcionalidade dos olhos. O excesso de pele nas pálpebras superiores pode prejudicar a visão periférica e a capacidade de manter os olhos abertos adequadamente. Isso pode interferir em atividades cotidianas e causar desconforto visual.

A cirurgia das pálpebras pode ser realizada tanto nas pálpebras superiores quanto nas inferiores. Na pálpebra inferior, a incisão cirúrgica pode ser feita por fora, logo abaixo dos cílios, ou por dentro das pálpebras, chamada de abordagem transconjuntival. A escolha da técnica cirúrgica dependerá das características individuais do paciente e dos objetivos.

A braquioplastia, ou lifting de braços, é a cirurgia plástica indicada para reduzir a pele e a gordura em excesso nos braços. A cicatriz fica camuflada na região interna dos braços,  podendo ficar localizada somente na região das axilas. A alta costuma ser dada no dia posterior à cirurgia.

A cirurgia plástica estética mais procurada para o público infantil é a otoplastia, que corrige as chamadas “orelhas de abano”. 

Além da otoplastia, a ressecção de lesões benignas e malignas também pode ser realizada nessa faixa etária.

O público infantil também pode ser avaliado por um cirurgião plástico após acidentes domésticos, como queimaduras e cortes por mordedura, trauma etc.

As inseguranças estéticas podem afetar a autoestima tanto de mulheres quanto de homens. Portanto, é sempre válido reforçar que não há nada de errado no fato de homens desejarem modificar aspectos da sua aparência. É cada vez mais comum homens realizarem procedimentos estéticos, incluindo cirurgias plásticas. 

Os procedimentos mais procurados pelo público masculino são: toxina botulínica, preenchimento, bioestimuladores de colágeno, ginecomastia (cirurgia das mamas), lipoaspiração, rinoplastia, otoplastia e blefaroplastia (cirurgia de pálpebra).

As cicatrizes, sejam causadas por procedimentos estéticos ou por lesões, tendem a suavizar com o tempo. Mas, em alguns casos, elas podem permanecer elevadas, retraídas ou com alterações na cor e na forma mesmo após anos.

Com a cirurgia plástica, é possível suavizar essas cicatrizes inestéticas para deixar o seu aspecto mais adequado às expectativas do paciente. O tratamento apropriado depende da localização e extensão da cicatriz e do tipo de pele do paciente.

Uma das principais causas da flacidez na região das coxas é a perda de peso acentuada. Nesses casos, muitas pacientes relatam dificuldade em corrigir o problema mesmo com uma rotina intensa de exercícios físicos.

Com o lifting de coxas, é possível reduzir a circunferência da região e retirar o excesso de pele, remodelando as coxas. Além disso, a cicatriz pode ficar somente na região da prega inguinal (raiz da coxa) ou escondida na face interna das coxas.

Pacientes que sofrem de considerável flacidez na região (boa parte deles, que realizaram a cirurgia bariátrica) também são bons candidatos para o lifting de coxas, uma vez que o excesso de pele pode comprometer a higiene do corpo e/ou causar desconfortos físicos.

A gordurinha na região lateral das axilas pode causar muito incômodo, principalmente nas mulheres. Muitas pacientes mudam seus hábitos cotidianos e evitam usar blusas e vestidos que mostrem essa região. 

Felizmente, é possível resolver essa alteração com lipoaspiração, sem necessidade de internação hospitalar.

As inseguranças estéticas podem afetar a autoestima tanto de mulheres quanto de homens. Portanto, é sempre válido reforçar que não há nada de errado no fato de homens desejarem modificar aspectos da sua aparência.

Em muitos casos, a ginecomastia (o aumento das mamas masculinas) não causa apenas desconforto estético, mas também físico. Muitos pacientes se queixam de inchaço ou dor na região.

O tratamento da ginecomastia consiste na correção cirúrgica das glândulas mamárias masculinas muito desenvolvidas. Para a realização desse procedimento, que é um dos mais realizados pelos homens, podem ser adotadas diferentes táticas cirúrgicas.

Quando a condição é causada por excesso de tecido adiposo, a técnica cirúrgica mais indicada é a lipoaspiração. Se houver excesso de pele, for necessário retirar tecido glandular ou reduzir a aréola e reposicionar o mamilo, podemos fazer a incisão cirúrgica bem rente à aréola para fazer essas correções.

Os depósitos de gordura localizada podem ocorrer devido a características genéticas e falta de controle do peso, mesmo em pessoas que praticam exercício físico. 

As partes do corpo que podem ser tratadas pela lipoaspiração incluem coxas, braços, cintura, costas, parte medial do joelho, pernas e tornozelos. O procedimento pode ser realizado de forma isolada ou em conjunto com outras cirurgias plásticas, como a abdominoplastia. 

A melhora do contorno corporal será visível quando o inchaço e a retenção de líquido diminuírem. De qualquer modo, é importante adotar hábitos alimentares saudáveis e praticar atividade física para seguir perdendo o tecido adiposo em excesso naturalmente. 

Além disso, em alguns casos, é necessário emagrecer antes de realizar o procedimento.

A lipoescultura é um procedimento cirúrgico estético que remodela o contorno corporal, removendo o excesso de gordura localizada em áreas específicas do corpo, como abdômen, coxas, braços, costas etc.

A gordura retirada, após preparo, pode ser enxertada em outras regiões do corpo, como nos glúteos. É importante saber que, assim como a lipoaspiração, este não é um procedimento emagrecedor e há um limite de segurança na retirada do volume de gordura.

Após a remoção da gordura, é comum que a pele precise de um estímulo para se retrair e aderir melhor ao novo contorno corporal. O laser para retração de pele é uma ferramenta poderosa nesse processo. Ele emite uma energia controlada que aquece as camadas mais profundas da pele, estimulando a produção de colágeno e promovendo uma retração natural da pele. Isso resulta em uma pele mais firme e com menos flacidez, potencializando os resultados da lipoaspiração e de outros procedimentos de contorno corporal.

A gigantomastia refere-se ao crescimento excessivo das mamas, resultando em um tamanho desproporcionalmente grande em relação ao corpo da pessoa.

Os sintomas podem incluir dores nas costas, no pescoço e nos ombros, irritação da pele sob as mamas, dificuldade em encontrar roupas adequadas e impacto na autoestima e na qualidade de vida.

A mamoplastia redutora é frequentemente recomendada para tratar casos de gigantomastia, uma vez que pode aliviar os sintomas físicos e emocionais associados a essa condição.

Muitas pacientes me procuram devido ao incômodo com a flacidez nas mamas, que pode ser causado por diferentes fatores: envelhecimento, gravidez, amamentação, oscilações de peso, hereditariedade etc. 

O procedimento adequado para resolver esse desconforto estético é a mastopexia, que corrige a flacidez sem diminuir ou aumentar o volume dos seios.

Durante a cirurgia, a aréola e o tecido mamário são reposicionados, sendo possível também colocar a prótese de silicone, caso seja da vontade da paciente e recomendado pela cirurgiã plástica durante as avaliações pré-cirúrgicas.

A gravidez é um período muito especial, mas costuma gerar mudanças significativas no corpo feminino, principalmente nas mamas e no abdômen, que dificilmente voltam a ser como eram antes da gravidez.

Portanto, não se culpe por desejar melhorar a sua aparência após o parto. Você continua sendo uma mulher que tem o direito de se sentir confortável com o reflexo no espelho. É importante resgatar esse cuidado com você mesma em um momento de tanta doação a outro ser.

Se você sentir vontade, pode realizar um conjunto de cirurgias chamada mommy makeover, ou cirurgia das mamães, para corrigir as áreas do seu corpo com as quais você está insatisfeita.

Em geral, depois de 4 a 6 meses após parar de amamentar, é possível levantar as mamas (com ou sem a colocação de prótese de silicone), fazer lipoaspiração, abdominoplastia, mastopexia etc.

A realização desses procedimentos não é obrigatória após o parto. No entanto, é possível realizá-los caso você tenha desconfortos estéticos e queira recuperar a sua autoestima.

Se, por conta do peso e tamanho das mamas, você tem dores nas costas, má postura, dificuldade para encontrar roupas e sutiãs adequados ou desconforto devido aos vincos nos ombros causados pela alça do sutiã, a mamoplastia redutora pode ser uma opção para você.

O objetivo desse procedimento, que pode ser realizado com ou sem a colocação de uma prótese de silicone, é reduzir o tamanho e remodelar as mamas para resolver os desconfortos da paciente, sejam físicos ou estéticos.

O aumento dos pequenos lábios pode causar desconforto durante atividades físicas e relações sexuais. Em casos mais graves, em que o excesso de pele é muito significativo, a região pode ficar ressecada e suscetível a infecções pela dificuldade de higienizá-la.

A ninfoplastia remove o excesso de pele ao redor da vulva. Na maioria dos casos, a cirurgia é realizada com anestesia local e sedação, mas também pode ser utilizada anestesia peridural ou geral, sem necessidade de internação. Além disso, a sutura é feita com pontos absorvíveis, o que elimina a necessidade de removê-los posteriormente.

A otoplastia, que é a cirurgia para correção das “orelhas de abano”, pode ser realizada em diferentes faixas etárias, incluindo crianças, adolescentes e adultos. Geralmente, é recomendado que a cirurgia seja realizada após os 7 anos de idade, quando o desenvolvimento da orelha já está mais completo.

As principais causas de “orelhas de abano” são o excesso de cartilagem na região da concha e a má formação da região da hélice, podendo ser uma combinação dessas duas causas. Existem várias técnicas disponíveis para a otoplastia; a escolha da mais adequada dependerá da causa específica do problema.

A mamoplastia de aumento utiliza implantes de silicone para aumentar ou restaurar o volume mamário perdido e garantir mais firmeza às mamas. Esse procedimento pode ser realizado por quem deseja aumentar o tamanho das mamas. 

É bastante procurado por quem sofreu diminuição do tamanho das mamas devido à gravidez, amamentação, perda de peso significativa ou por outra razão.

O tipo de implante é escolhido de acordo com as preferências e características individuais de cada paciente, levando em consideração fatores como forma, tamanho e textura do implante.

As próteses de silicone utilizadas antigamente duravam cerca de 10 anos. Ou seja, a cada década, era preciso trocar a prótese mamária realizando outra cirurgia. As próteses atuais são feitas de gel coesivo, um material que dispensa a necessidade de troca. Portanto, hoje, a troca ou retirada do silicone só ocorre por orientação médica, caso haja alguma alteração clínica, ou se a paciente quiser remover a prótese.

O tratamento do câncer de mama pode gerar desde alterações menores nas mamas até a retirada total de tecido glandular e pele.

A reconstrução mamária pode ser muito importante para recuperar a autoestima e o bem-estar da mulher, ajudando-a a superar essa fase delicada da sua vida. Como mulher, é muito gratificante para mim poder contribuir para que outras mulheres se fortaleçam emocionalmente e se sintam bem consigo.

O procedimento escolhido, entre os diferentes tratamentos disponíveis, dependerá de múltiplos fatores, como realização prévia de radioterapia, extensão da mastectomia e características clínicas/corporais da paciente.

A rinoplastia pode ter tanto um objetivo estético quanto funcional. Em muitos casos, ambos os aspectos estão envolvidos. Essa cirurgia é realizada para modificar a forma, o tamanho e/ou a função do nariz, de acordo com as necessidades e desejos do paciente.

Na avaliação pré-operatória desse procedimento, consideramos diversos fatores, como o gênero do paciente, sua etnia, altura facial, formato do rosto e espessura da pele, entre outros aspectos, para determinar as proporções adequadas e alcançar um resultado estético harmonioso e natural.

O lifting facial é um procedimento cirúrgico que ameniza os sinais visíveis de envelhecimento na face, como flacidez da pele, rugas profundas, sulcos como o bigode chinês, perda de volume na região malar (maçãs do rosto) e excesso de gordura na região do queixo.

Com esse procedimento, reposicionamos e esticamos os tecidos faciais, removendo o excesso de pele e gordura. O objetivo é alcançar um resultado natural, ou seja, não artificial, de forma que a pessoa pareça mais jovem, mas ainda reconhecível como ela mesma.

É importante ter em mente que o lifting facial não pode deter completamente o processo de envelhecimento da face. Com o tempo, os efeitos do envelhecimento continuarão a se manifestar, mas a cirurgia pode proporcionar resultados mais duradouros em comparação com procedimentos minimamente invasivos, como preenchimento e toxina botulínica, que têm duração temporária.

O Vibrofit é uma tecnologia que utiliza vibração mecânica para facilitar a remoção de gordura durante a lipoaspiração. Essa vibração ajuda a descolar as células de gordura de maneira mais eficiente, permitindo que o cirurgião tenha maior precisão ao esculpir o corpo. Além disso, o Vibrofit proporciona uma experiência mais confortável para o paciente, já que a técnica minimiza a força manual necessária, resultando em menos trauma para os tecidos e, consequentemente, em uma recuperação mais rápida e com menos inchaço.

PROCEDIMENTOS MINIMAMENTE INVASIVOS

Os bioestimuladores são substâncias aplicadas de forma minimamente invasiva que agem a longo prazo, estimulando a produção de colágeno e auxiliando no rejuvenescimento da pele. Eles podem ser aplicados em diversas regiões do rosto, no colo, nas mãos, nas estrias etc.

Sua aplicação é indicada, em geral, quando o corpo diminui a produção de colágeno natural, o que contribui para o surgimento da flacidez, das rugas e das linhas finas na pele. Começamos a perder colágeno por volta dos 25-30 anos de idade.

Homens e mulheres, jovens ou com idade mais avançada, podem realizar esse tratamento, cujos benefícios incluem revitalização da pele, hidratação prolongada, melhora da elasticidade cutânea e estímulo da produção de colágeno.

O lóbulo da orelha é uma parte delicada do nosso rosto, que pode sofrer alterações ao longo do tempo, devido à utilização excessiva de brincos pesados, acidentes ou aumento de flacidez na região.

Seja qual for o motivo, esse incômodo pode ser resolvido de forma ambulatorial, no consultório.

O nome desse procedimento faz referência à Rainha Nefertiti do Antigo Egito, um ícone de beleza, que tinha contornos bem definidos e lisos na região do pescoço.

O Lifting Nefertiti é um procedimento minimamente invasivo realizado com toxina botulínica no músculo platisma, que fica no pescoço. A aplicação previne a perda do contorno e a flacidez cervical, proporcionando uma aparência mais jovial.

O microagulhamento (ou roller) é um tratamento estético que faz microperfurações na pele, de forma controlada, para estimular a produção de colágeno e a regeneração celular, amenizar rugas, linhas de expressão, cicatrizes e manchas escuras, melhorar zonas de alopécia, reduzir estrias etc.

Esse procedimento deve ser feito por um profissional qualificado, em consultório médico, com o uso de um aparelho liberado pela ANVISA e a assepsia adequada para evitar traumas na região que possam causar infecções ou lesões cancerígenas.

O peeling realizado por médicos age mais profundamente do que peelings realizados por não especialistas, já que podemos manipular ácidos que penetram  de forma mais profunda na pele. 

O peeling reduz manchas e cicatrizes, suaviza rugas, diminui  a oleosidade e melhora a textura da pele, deixando-a com mais viço e jovialidade.

Em geral, o procedimento pode ser repetido a cada 3 a 4 semanas, dependendo da necessidade e da resposta da pele. Peelings mais profundos geralmente são realizados em períodos de menor exposição solar e calor, enquanto peelings mais superficiais podem ser realizados ao longo do ano, desde que os cuidados adequados sejam tomados.

O peeling é um aliado poderoso para as noivas, pois ajuda a deixar a pele mais uniforme, com menos oleosidade e com um aspecto mais radiante. Recomenda-se que as pacientes façam o procedimento a cada 3 semanas, realizando a última sessão com um intervalo máximo de 4 semanas antes do casamento, para permitir uma recuperação adequada da pele.

Alterações na pele, como manchas, são bastante comuns e podem ter diversas causas. É fundamental buscar uma avaliação médica para descartar a possibilidade de lesões cutâneas malignas antes de iniciar qualquer tratamento.

No caso de manchas benignas, existem diferentes protocolos de tratamento disponíveis, que podem incluir peeling químico, peeling físico e microagulhamento, entre outros. Cada caso deve ser avaliado individualmente para determinar a abordagem mais adequada.

O peeling químico envolve a aplicação de substâncias químicas na pele para remover as camadas superficiais e promover a renovação celular. O peeling físico, por sua vez, utiliza técnicas como dermoabrasão ou microdermoabrasão para esfoliar a pele e melhorar sua aparência. O microagulhamento consiste no uso de um dispositivo com microagulhas que perfuram a pele, estimulando a produção de colágeno e melhorando a textura e a pigmentação.

O preenchimento facial é um procedimento muito procurado por pacientes em todas as épocas do ano, devido à sua capacidade de amenizar a profundidade da região das pálpebras, embelezar os lábios e deixar a face mais harmoniosa. O ácido hialurônico é a substância mais utilizada para realizar esse procedimento.

Durante a consulta, é realizada uma avaliação individualizada para determinar a melhor abordagem, levando em consideração as características faciais e os objetivos estéticos do paciente. Para isso, utilizamos técnicas como o MD CODES™ (uma abordagem de mapeamento facial) ou outras.

Os preenchedores faciais modernos geralmente já incluem anestésico em sua formulação, o que torna o procedimento menos doloroso e mais confortável para o paciente. 

O efeito volumizador do preenchimento já pode ser observado no dia da aplicação, mas é importante ressaltar que o resultado final e mais adequado se desenvolve ao longo de 3 a 4 semanas, à medida que o produto se integra aos tecidos e a pele se adapta.

Além do efeito volumizador, o preenchimento facial também pode resultar em uma melhora na qualidade da pele na região tratada, proporcionando uma aparência mais radiante e rejuvenescida.

O preenchimento labial, realizado com ácido hialurônico, oferece resultados imediatos. No entanto, é comum que o resultado mais harmônico e natural seja visualizado após um período de 24 a 48 horas da aplicação. Durante esse tempo, o produto se acomoda e se integra aos tecidos labiais, proporcionando uma aparência mais equilibrada e satisfatória.

Os produtos mais atualizados de ácido hialurônico para preenchimento labial geralmente incluem anestésico em sua fórmula, o que reduz o desconforto durante o procedimento. Além disso, esses produtos tendem a se distribuir de maneira mais natural e harmoniosa em comparação com os utilizados antigamente.

A pálpebra inferior profunda pode causar uma aparência de cansaço constante, desânimo e até mesmo um olhar envelhecido, devido às olheiras indesejadas. O preenchimento palpebral com ácido hialurônico ajuda a suavizar a aparência das olheiras, reduzir a profundidade da pálpebra inferior e proporcionar um olhar mais rejuvenescido e descansado. 

Para obter os melhores resultados, é importante que seja realizada uma avaliação completa da face, levando em consideração a anatomia individual e as necessidades específicas do paciente. É o ácido hialurônico que costuma ser utilizado para o preenchimento, que é realizado em consultório médico. 

O efeito inicial do preenchimento palpebral com ácido hialurônico pode ser observado logo após a aplicação. No entanto, é importante ressaltar que o resultado final e mais satisfatório se desenvolverá ao longo de 3 a 4 semanas, à medida que o produto se acomoda e se integra naturalmente aos tecidos circundantes.

A pele negra produz mais melanina, colágeno e elastina. Por esse motivo, é mais propensa a desenvolver hiperpigmentação pós-inflamatória e queloides.

Então, os procedimentos estéticos ou cirúrgicos devem ser feitos de forma mais delicada e com prevenção ativa da hipercromia.

As consultas pré-cirúrgicas são essenciais para a avaliação e escolha de estratégias para garantir bons resultados e reduzir o risco de efeitos adversos.

A toxina botulínica é frequentemente utilizada para tratar e prevenir os efeitos cumulativos do envelhecimento da pele. 

O uso da toxina botulínica como um tratamento preventivo pode ser iniciado antes dos 30 anos, ajudando a inibir o aparecimento de rugas e linhas de expressão. Pacientes que estão na faixa dos 40 a 50 anos também podem se beneficiar do tratamento, pois a toxina pode suavizar as rugas já existentes.

Além de tratar as rugas, a toxina botulínica também pode ser utilizada para suavizar o sorriso gengival, reduzindo a exposição excessiva das gengivas ao sorrir, e melhorar o contorno da mandíbula, proporcionando uma aparência mais delicada.

No caso do público masculino, é comum que seja necessário utilizar mais quantidade de produto durante a aplicação da toxina botulínica. O objetivo é alcançar um relaxamento da musculatura de forma mais natural, mantendo um maior grau de contração muscular para preservar uma aparência masculina.

Para as noivas, o tratamento com toxina botulínica também é uma opção popular. Os resultados do procedimento costumam aparecer após 3 a 4 dias da aplicação, mas o efeito desejado é geralmente visualizado após 15 dias. Recomenda-se que as pacientes façam a aplicação da toxina botulínica faltando, no máximo, 30 dias para o dia do casamento, permitindo tempo suficiente para que o efeito completo seja alcançado e qualquer possível retoque seja feito, se necessário.

A hiperidrose provoca suor excessivo e pode ser bastante desconfortável conviver com ela. Uma alternativa para ajudar a contornar esse problema é aplicar toxina botulínica na região (axilas, mãos, pés etc.) para diminuir a produção de suor.

O ultrassom microfocado digital é uma técnica de tratamento estético que utiliza pulsos curtos de ultrassom para estimular a produção de colágeno nas camadas mais profundas da pele. Esse estímulo promove um efeito lifting visível, resultando em uma pele mais firme e com contornos faciais mais definidos.

Diferentemente de outros procedimentos estéticos, o ultrassom microfocado não requer anestesia, cortes ou o uso de agulhas, o que o torna minimamente invasivo. Ele é realizado por meio de um aparelho de ultrassom que emite ondas de alta frequência, atingindo as camadas mais profundas da pele de forma precisa.

Os objetivos do tratamento incluem amenizar a flacidez e as rugas, levantar as sobrancelhas e as pálpebras, diminuir a papada, melhorar a elasticidade da pele, reduzir a gordura na área das bochechas, entre outras possibilidades.

Não é necessário fazer repouso após a realização do procedimento, podendo o paciente retomar suas atividades normais imediatamente.

CIRURGIA PLÁSTICA REPARADORA

O tratamento do câncer de mama pode gerar desde alterações menores nas mamas até a retirada total de tecido glandular e pele.

A reconstrução mamária pode ser muito importante para recuperar a autoestima e o bem-estar da mulher, ajudando-a a superar essa fase delicada da sua vida. Como mulher, é muito gratificante para mim poder contribuir para que outras mulheres se fortaleçam emocionalmente e se sintam bem consigo.

O procedimento escolhido, entre os diferentes tratamentos disponíveis, dependerá de múltiplos fatores, como realização prévia de radioterapia, extensão da mastectomia e características clínicas/corporais da paciente.

Muitas pessoas não sabem que é possível remover precocemente tumores cutâneos benignos ou malignos com cirurgia plástica. Lesões como cisto sebáceo, lipomas e até tumores agressivos, como carcinomas e melanomas, são tratados de forma cirúrgica.

A lesão deve ser removida utilizando técnicas cirúrgicas especializadas para preservar a saúde do paciente e a aparência da região. E casos mais complexos podem ser resolvidos com mais de um procedimento para garantir o melhor resultado possível para o paciente.

As cicatrizes, sejam causadas por procedimentos estéticos ou por lesões, tendem a suavizar com o tempo. Mas, em alguns casos, elas podem permanecer elevadas, retraídas ou com alterações na cor e na forma mesmo após anos.

Com a cirurgia plástica, é possível suavizar essas cicatrizes inestéticas para deixar o seu aspecto mais adequado às expectativas do paciente. O tratamento apropriado depende da localização e extensão da cicatriz e do tipo de pele do paciente.

Muitas pessoas não sabem que o especialista responsável pelo tratamento das lesões causadas por queimadura e pela reconstrução da pele é o cirurgião plástico.

O tratamento depende do grau da queimadura, podendo ser necessária a retirada dos tecidos desvitalizados e a colocação de enxertos de pele para a reconstrução da área afetada. 

A reconstrução da pele é fundamental para a recuperação da qualidade de vida, da autoestima e do bem-estar do paciente.

Agendar consulta





    © 2025 | Todos os direitos reservados | Dra. Abdulay Eziquiel

    Entre em contato