O valor da cirurgia

O Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) proíbem a divulgação dos custos dos procedimentos.

De acordo com a Resolução n° 1.836/2008, “cabe ao médico, após os procedimentos de diagnóstico e indicação terapêutica, estabelecer o valor e modo de cobrança de seus honorários, observando o contido no Código de Ética Médica, referente à remuneração profissional”.

Mas esse não é o único motivo pelo qual não divulgo valores de cirurgias plásticas e procedimentos estéticos que realizo nos meus pacientes.

Eu realmente acredito que o processo de realizar uma mudança física deve começar pelo contato entre cirurgião plástico e paciente, não pelo valor a ser investido para isso. É importante que possamos conversar, que o paciente me fale por que quer fazer um procedimento e quais são as suas expectativas.

Além disso, o orçamento de uma cirurgia plástica varia de caso para caso, porque envolve honorários do anestesista, exames médicos pré-operatórios, pagamento do hospital etc. Portanto, para saber qual será o valor exato do seu procedimento, será necessário passar por uma consulta de avaliação primeiro.